Entre em Contato
Convenções Coletivas
Contribuição Sindical
Serviços para Associadas
Notícias
Atividades
Copa 2014
Jurídico
Estudos
Dados Setoriais
Programa de Qualidade
Dúvidas Freqüentes
Imprensa
Links
LOCALIZE UMA EMPRESA
Busca no site
[ OK ]
Ajuda
 
 
Últimas notícias
Boletim Consulte
e-Consulte
Sinopse
Sinaenco na mídia
Buscar
[ OK ]
 
> Últimas notícias [ voltar ]

Plano Nacional de Resíduos Sólidos em debate
26-07-2010

Após 19 anos em tramitação, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos aguarda apenas a sanção do presidente Lula, prevista para agosto. A proposta tem como pontos principais a criminalização dos lixões; a implantação do processo de logística reversa (em que a cadeia produtiva passa a ser responsável pela destinação final dos produtos); e a elaboração por União, estados e municípios de planos integrados de resíduos sólidos, estabelecendo metas de redução de lixo e incentivos à reciclagem.

Para esclarecer detalhes do Plano, o Sinaenco realizou, em 20 de julho, oficina de trabalho que reuniu cerca de 40 pessoas na sede da entidade, em São Paulo. À frente dos debates, o presidente nacional, João Alberto Viol, e os convidados da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), Sérgio Antonio Gonçalves (diretor do Departamento de Articulação Institucional) e Thaís Brito de Oliveira (analista de Infraestrutura).

Segundo Sérgio, o momento é propício para a introdução das exigências do Plano, pois há fontes de financiamento para a execução dos projetos necessários à gestão do lixo no Brasil. “Há recursos previstos no PAC 2 e a carteira de desenvolvimento estimulada por eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada, com maiores investimentos para o saneamento, agora entendido para além de água e esgoto, incluindo a área de resíduos sólidos”, afirmou.

 
 
 
By Guest
Mapa do Site Política de Privacidade